Oops!

O Checklist Fácil não oferece mais suporte para o Internet Explorer 11.

Por que trocar o navegador?

  • Novos navegadores protegem você contra vírus, golpes e outras ameaças.
  • Você pode acessar sites que utilizam a tecnologia mais recente.

Como resolver?

  • Utilizando navegadores mais modernos, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.
Dúvidas sobre o motivo dessa mudança? Veja mais informações aqui.

O Internet Explorer 11 (IE11), o último navegador da série “Internet Explorer”, não receberá mais suporte da Microsoft, a partir de 15 de junho de 2022. Isso significa que o navegador não receberá mais melhorias ou correções que não sejam consideradas críticas. Mais detalhes sobre o fim da compatibilidade do IE11 podem ser encontrados no site da Microsoft.

Dessa forma, a Checklist Fácil iniciou o processo para também encerrar o suporte ao IE11. Estamos notificando os usuários que ainda o utilizam - menos de 0.01% dos nossos usuários - e apresentando alternativas ao Internet Explorer.

Porque encerraremos o suporte?

Suporte oferecido pelas ferramentas de desenvolvimento

Atualmente utilizamos linguagens e ferramentas de programação modernas para desenvolver o Checklist Fácil. Estas ferramentas, assim como o próprio Checklist Fácil, passam por constantes atualizações, trazendo melhorias de performance, mais segurança e uma melhor experiência de uso. Algumas dessas ferramentas já possuem novas versões, contendo tecnologias que nos ajudariam a entregar um sistema mais robusto e mais seguro, gastando menos tempo e energia de desenvolvimento.

Esforço para manutenção

Falando em tempo e energia de desenvolvimento, gostaríamos de poder dedicar totalmente nossos esforços para entregar mais e mais novidades no sistema. Porém, dar suporte a navegadores antigos consome parte dessa energia, nos tomando um tempo precioso. Primeiro, precisamos testar tudo praticamente duas vezes. E em muitos casos, precisamos investir um esforço considerável para encontrar formas de contornar as limitações dos navegadores mais antigos. Infelizmente, muitas vezes a saída é limitar a funcionalidade, para que funcione em qualquer navegador.

Acesso a recursos modernos para criação de interfaces melhores

Indo um pouco mais fundo nos detalhes técnicos, encerrar o suporte ao Internet Explorer 11 nos permite migrar para a última versão do nosso ferramental de frontend. Com isso, seremos capazes de produzir um produto final com menos código para ser compilado - atualmente compilamos duas versões, impactando todo o processo de publicação. Junto com ganhos no desenvolvimento, vêm ganhos no uso do sistema em si: o Checklist Fácil vai precisar carregar menos código para rodar, ou seja, mais performance. Outra grande vantagem é o fato de que poderemos usar recursos e técnicas muito melhores de estilização - CSS 4 - o que vai nos permitir entregar melhores experiências visuais e um produto cada vez mais bonito e mais fácil de usar.

Quais são as alternativas ao IE11?

Quando o Internet Explorer 11 não puder mais ser utilizado, temos algumas boas opções para substituí-lo. Uma delas é migrar para o novo navegador da Microsoft, o Microsoft Edge. Este navegador pode ser encontrado pré-instalado na maioria dos sistemas Windows, e é compatível inclusive com o Windows 7. Trata-se de um navegador moderno, que suporta todos os recursos que necessitamos no Checklist Fácil.

Outros navegadores suportados

Além do Microsoft Edge, também são suportados pelo Checklist Fácil todos os navegadores modernos mais comuns, como o Google Chrome (ou outros que usam como base o Chromium), Mozilla Firefox, Opera, Safari e outros. Vale ressaltar que mesmo estes navegadores também precisam ser mantidos atualizados, pois eles recebem melhorias de segurança, performance e compatibilidade constantemente.